terça-feira, 5 de junho de 2012

Estudo desvenda se sorriso é verdadeiro ou não

                           
                                       Estudo desvenda se sorriso é verdadeiro ou não 
Alice Agnelli, na Exame (via INFO)
Como saber se um sorriso é real? Pesquisadores do MIT criaram um sistema computadorizado capaz de reconhecer o motivo pelo qual a pessoa está sorrindo.
Por meio de pesquisas, chegou-se à conclusão de que o movimento facial é diferente caso seja motivado por sentimentos positivos ou negativos. Afinal, a felicidade não é a única emoção capaz de colocar um sorriso no rosto. Segundo o estudo, a frustração também pode gerar sorrisos – apesar de nem percebermos.
As experiências foram feitas no Media Lab do instituto. Primeiro, pessoas tinham que reproduzir expressões conforme eram pedidas. Depois, foram encaminhadas para completar um formulário online cujo objetivo era causar frustração (ele se apagava após ser enviado e aparecia em branco para que fosse preenchido novamente).
Em outra etapa, elas foram levadas para assistir a um vídeo que causasse satisfação. Todos os procedimentos foram gravados.
Resultado - Apesar de 90% dos entrevistados não sorrir ao ter que demonstrar “frustração” na primeira parte do estudo, quando submetidos ao sentimento de forma genuína, esboçaram um sorriso – diferente daquele feito ao estar feliz. Enquanto o primeiro surgia rapidamente e logo desaparecia, o proveniente de um sentimento positivo era construído gradualmente.
Com isso, os pesquisadores desenvolveram um sistema computadorizado capaz diferenciar se os sorrisos eram verdadeiros, de alegria e felicidade, ou falsos, produzidos pela frustração.
A pesquisa poderá ajudar àqueles com dificuldades para diferenciar as expressões, como no caso de autistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário